quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HOMENS FIRMES NA LIDERANÇA DO LAR


De Davi, Josué, Paulo, Moisés, Timóteo  e outros personagens bíblicos podemos afirmar que suas histórias são conhecidas, mesmo daqueles que não têm tanta familiaridade com a Bíblia.

E de Issacar e seus descendentes, você conhece suas histórias?
Isaque foi um dos filhos, o nono, de Jacó com Léa (Gn30.17,18).  Issacar  teve quatro filhos: Tola, Pua, Jó e Sinrom (Gn 46.13). Estudando o comportamento dos descendentes de  Issacar, a palavra que poderia defini-los seria “coragem”.
Num momento difícil na história, os descendentes de  Issacar tiveram coragem para abandonar a casa de Saul e reconhecer Davi como rei em todo o Israel
(I Cr 12.32).

Num outro momento, os descendentes de  Issacar tiveram coragem e comparecer às solenidades da Páscoa celebradas por Ezequias, do reino de Judá, em Jerusalém (2 Cr 30.18).

Nos tempos de Débora, também foram corajosos e a seguiram (Jz 5.15). Mas, o verso bíblico que mais chama a atenção está em I Crônicas 12.32. A Bíblia afirma que “da tribo de  Issacar, 200 chefes que sabiam como Israel deveria agir em qualquer circunstância.  Comandavam todos os seus parentes”. Os filhos de  Issacar nos ensinam , especialmente aos homens de hoje, que precisamos ser corajosos para assumir posições aprovadas por Deus. Nossas famílias precisam de homens que sejam como os chefes da tribo de  Issacar.  Homens que liderem suas famílias e assumam posições corajosas diante dos ventos da imoralidade e das incertezas espirituais que assolam a sociedade de hoje. Infelizmente temos visto muitos homens omissos em suas famílias. Homens que não lideram suas famílias nos caminhos desejados por Deus. Homens que não apontam o caminho certo e deixam as coisas acontecerem.

Para que tenhamos homens, como os chefes de  Issacar, é preciso que vivam em comunhão com Deus, orando para que o Senhor lhes dê a orientação necessária para guiar a sua família e coragem para dizer o que está errado, na família, e liderar a família a andar pela estrada da retidão.

Esta tarefa Deus entregou, em primeiro lugar aos homens. Mas, infelizmente, o feminismo lançou sobre a família muitas dúvidas e o que vemos hoje são as mulheres assumindo a liderança do lar, mas ao mesmo tempo desejando que seus maridos sejam mais ativos e os homens, muitas das vezes,  não sabem o que fazer.

Homem: Em amor, seja como um dos chefes da tribo de  Issacar em sua família. Sem arrogância, mas cheio de amor, sob a orientação de Deus, disposto ao diálogo, mas com coragem para tomar decisões.

Esposas, filhos e netos estão aguardando dos homens que estão nas famílias coragem para assumir posições aprovadas por Deus e sinalizar o caminho a seguir.



Departamento da Família

Bispos Arnaldo e Jô Monfardini



Nenhum comentário:

Postar um comentário